Unidade:
Rua Lopes Chaves, 273, Barra Funda, São Paulo, SP
Duração:
12 meses
Início em:
05/08/2024
Pré-requisitos:
Ensino Superior concluído em Serviço Social ou áreas afins.
Investimento:
12 parcelas de R$ 550,00
Pós-graduação em Serviço Social e Saúde.
É de amplo conhecimento que o SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas públicos de saúde do mundo. O Brasil é o único país com mais de 200 milhões de habitantes que oferece acesso a um sistema público, universal para toda a população.
O SUS é uma das principais políticas públicas de alcance redistributivo e teve sua origem nas lutas pela redemocratização do país, liderada pelo movimento da reforma sanitária no final do período da ditadura militar.
Apesar do Brasil figurar como o país com o maior sistema de saúde pública do mundo, ainda há muito a fazer, pois, segundo a avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE- Dez/21) sobre os sistemas de saúde, no Brasil as despesas com saúde pública são de apenas 48,2% enquanto os outros países da organização gastam com saúde em média de 73,4%.
Mesmo com todas essas discrepâncias de investimentos e dificuldades, o SUS tem cumprido a função de priorizar os mais vulneráveis e os mais expostos a riscos, e, um bom exemplo disso foi o enfrentamento da pandemia de COVID-19.
A pandemia de Covid-19 revelou de forma inequívoca a importância do SUS como potente dispositivo para a redução das desigualdades. Se não fosse o SUS com toda sua capilaridade efetivada pela atenção primária em saúde (APS) com mais de 48.161 unidades básica de saúde (UBS) espalhadas por todo Brasil que atendem uma média de 564.232 pessoas por dia (Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção Primária em Saúde/ 2022) dando uma resposta exemplar na imunização, a abertura de leitos hospitalares em tempo nunca antes visto, a organização e disposição dos profissionais de saúde e o aprimoramento do sistema de vigilância; a situação de saúde e o número de mortes poderia ter sido ainda mais grave, tendo em vista o cenário negacionista da época.
O agravamento da crise econômica no Brasil e a pandemia do COVID-19 revelou mais que uma crise sanitária, ficou evidente a grave condição de desigualdade sócio estrutural, a qual se aprofundou pelo neoliberalismo e o desmonte progressivo que vem ocorrendo com as políticas públicas, gerando complexos desafios, especialmente para a prática do assistente social.
Num país tão desigual como o Brasil é importante compreender que temos um longo caminho a percorrer na efetivação do SUS e na construção de um novo modelo de atenção que incorpore uma nova concepção de saúde, que supere o modelo centrado apenas na assistência médico-hospitalar e, possa avançar no sentido da integralidade da atenção à saúde, incorporando a prevenção e promoção da saúde, realizando a vigilância dos fatores de risco e determinantes da saúde com a finalidade de melhorar as condições de saúde da população.
Diante dessa breve contextualização, a área da saúde requisita o(a) profissional do Serviço Social, reafirmando-a como importante espaço de intervenção. São múltiplas as demandas e desafios no cotidiano de trabalho, a conjuntura atual exige do profissional uma sólida formação que articule conhecimento teórico, habilidade prática e compromisso ético. Desse modo, emerge-se a necessidade de profundas reflexões para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e dos valores do Projeto Ético Político da profissão do assistente social, a fim da não submissão ao contexto contemporâneo de barbárie.
Objetivos do curso:
– Capacitar, habilitar e qualificar profissionais do Serviço Social para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS);
– Apresentar uma concepção sobre o processo de saúde/doença ancorados nos princípios da Reforma Sanitária Brasileira;
– Resgatar o processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde;
– Compreender na realidade os desafios atuais do Sistema Único de Saúde;
– Refletir sobre a prática profissional do assistente social no âmbito da Saúde;
– Compreender a dimensão socioeducativa do trabalho do assistente social no campo da saúde;
– Elaborar diagnóstico de realidades sanitárias identificando seus determinantes, fatores de risco e graus de vulnerabilidade presentes no território.
A frequência mínima para a conclusão do curso é de 75%, comprovadas nas atividades.
As avaliações são definidas conforme preferência da coordenação/instituição: exame escrito/oral, apresentação de trabalhos científicos, monografia e ou casos clínicos apresentados em congresso.
Ao final de cada disciplina o aluno deverá obter a média igual ou superior a 70%.
A quantidade de vagas disponíveis na turma é controlada de acordo com o número de matrículas efetivamente realizadas.
A confirmação de vaga na turma ocorrerá via e-mail a ser enviado pela Secretaria Acadêmica.
A Faculdade Primum se reserva o direito de não iniciar as aulas caso não seja efetivado o número mínimo de 25 matrículas.
A Faculdade Primum não se responsabiliza por custos extras do aluno, tais como: hospedagem, transporte, combustível, estacionamento, alimentação e outros cursos pessoais.
Divisão das aulas: Os encontros são às segundas e quartas-feiras das 19h às 22h, e aos sábados (uma vez por mês) das 8h às 14h.
O curso é estruturado a partir de três eixos temáticos de formação. Cada eixo temático articula um conjunto de conteúdos que serão ministrados sob a forma de unidades de ensino. As unidades possuem carga horária específicas. Serão ainda ofertados espaços pedagógicos dinâmicos e participativos, tais como oficinas, rodas de conversa, seminários temáticos, entre outros.
1 – Saúde e Cidadania
Concepções sobre o processo saúde/doença.
Estudos sobre o território.
Bioestatística e Epidemiologia.
Movimento Social em Saúde.
Saúde Mental e Questão Étnico-Racial.
2 – Trabalho e Serviço Social
Serviço Social e Saúde.
Atuação do Assistente Social.
Ética e Saúde.
Dimensão socioeducativa do trabalho do Assistente Social.
Pesquisa em Saúde e Serviço Social.
3 – Questão Social e Políticas Públicas
Política social no Brasil.
Estado, Direito e Questão Social.
Política de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desafios atuais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cuidado e integralidade na atenção à saúde.
4 – Trabalho de Conclusão do Curso
Elaboração de artigo/projeto de intervenção sobre uma temática de área da livre escolha do aluno, sob orientação e acompanhamento de um professor orientador.
Assistente Social, Mestre em Adolescente em Conflito com a Lei e Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Ainda possui formação como Terapeuta Comunitária e Especializações em Saúde Mental e Equipe Multidisciplinar, bem como em Gestão em Saúde.
Tem aprimoramento em Movimentos Sociais e em Gestão de Residências em Saúde.
Atuou nas áreas da assistência social, das medidas socioeducativas e da Saúde e atualmente atua como assistente social na política pública da Habitação.
Possui graduação em Psicologia e especialização em Saúde Pública, Gestão Pública e Terapia Comunitária.
Atualmente é docente e coordena o curso de Pós-graduação em Serviço Social e Saúde na Faculdade Primum – Núcleo de Ensino Superior em Ciências Humanas e da Saúde.
Tem experiência em docência em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Psicologia da Saúde em instituição de ensino superior na graduação e pós-graduação.
Possui experiência em Gestão Pública no Município de São Paulo.
Faculdade Primum – CNPJ: 18.634.348/0001-04