Image of
Image of logo primum edu

Precisa de mais informações?

Já é nosso aluno?

Pós-Graduação em Dermatologia: (11) 94545-9902

Pós-Graduação em demais cursos: (11) 98833-9765

Acesse a central do aluno: https://primum.edu.br/central-do-aluno/

Ainda não é nosso aluno?​

WhatsApp: (11) 3111-2048

Sou um paciente e gostaria de marcar uma consulta.

WhatsApp: (11) 96597-4079

Fale conosco

Dúvidas frequentes

O ensino prático da Faculdade Primum é feito em ambulatório?

O ensino prático é realizado em ambulatório próprio e em instituições parceiras, além de contar com demonstrações práticas.

Por que é importante ter um preceptor a sua disposição?

O preceptor é um profissional médico que tem como objetivo conduzir, orientar e supervisionar o desenvolvimento dos alunos-médicos.

Posso prestar prova de título fazendo a pós-graduação da Faculdade Primum?

Nossos alunos não encontram problemas para realizar a prova de título de pós-graduado nos cursos que possuem especialidades equivalentes. Ainda assim, todos os anos, o edital das sociedades médicas sofre mudanças, portanto fique atento.

Todo graduado pode fazer uma pós-graduação médica?

Não. Somente os graduados em medicina podem fazer uma pós-graduação médica.

Tenho uma especialidade e gostaria de fazer pós-graduação em uma área diferente de minha especialidade, é possível?

Sim. Nada impede um médico de fazer pós-graduação em outra área, seja por decidir ampliar e oferecer mais conhecimento em seu consultório e/ou a si próprio, ou em razão de querer mudar de área.

Posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo?

Sim, mas deve ficar atento ao calendário de ambas para que sua frequência seja mantida sem interrupções e adequada para que obtenha o certificado.

Pós-graduação médica ou residência médica, qual escolher?

A escolha deve ser pessoal e pautada em fatos. Tanto a residência médica quanto a pós-graduação possuem prós e contras que devem ser levados em consideração. Algumas instituições de ensino oferecem a pós-graduação médica nos moldes da residência médica – treinamento em serviço, com equivalência na carga horária e reconhecimento da entidade de classe que realiza a prova de título para os seus alunos.

Como devo escolher uma especialidade?

A escolha de uma especialidade deve considerar o estilo de vida que o médico pretende ter, suas prioridades, se prefere dia ou noite, um trabalho em hospital ou consultório, entre outros fatores. Pagamento, Acesso, Certificação.

Qual a diferença entre pós-graduação, residência e estágio?

A residência é um treinamento em serviço de determinada área médica, como a Neurologia. Essa modalidade está vinculada ao programa nacional de residência médica. A mais expressiva diferença entre a residência e a pós-graduação é que na primeira modalidade a pessoa recebe salário e tem dedicação exclusiva. A duração da residência varia de três a seis anos, no máximo, conforme a especialidade escolhida.

A pós-graduação médica pode ter como tema uma área de atuação médica ou especialidade médica, tendo tempo variável. Essa modalidade está vinculada ao Ministério da Educação, órgão responsável por aprovar as instituições de ensino superior para certificação. Na pós-graduação, é o aluno-médico quem custeia seu ensino. Outra importante diferença entre a residência médica e a pós-graduação é que o pós-graduando pode trabalhar em diferentes locais, conforme sua disponibilidade.

Os estágios médicos são cursos de curta duração em um serviço médico. Quem deseja uma reciclagem ou aprendizado em determinada área médica pode buscar serviços que ofereçam essa modalidade.

A pós-graduação é uma residência médica?

Não. A pós-graduação é uma modalidade de ensino diferente da residência médica, ainda que algumas instituições ofereçam programas semelhantes aos de uma residência médica.

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso, o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

A Primum Educacional possui autorização do Ministério da Educação para ofertar pós-graduação médica?

Sim. A Faculdade Primum possui autorização para oferecer e realizar cursos de pós-graduação médica e em outras áreas do conhecimento, estando em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Educação Médica Continuada é a mesma coisa de pós-graduação médica?

Não. A EMC – Educação Médica Continuada – consiste em um curso sobre assunto específico e de curta duração, geralmente um recorte de assunto dentro de uma área de atuação ou especialidade médica.

Os cursos de pós-graduação lato sensu precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. As instituições de ensino superior só poderão ofertar lato sensu mediante solicitação de credenciamento específico, nos termos da Resolução nº 5, de 25 de setembro de 2008, a qual consolida as normas para o credenciamento especial de instituições não educacionais. FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O que é RQE?

RQE significa registro de qualificação de pós-graduado. Você o obtém ao registrar seu título de pós-graduado em um CRM. FONTE: PORTAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Como funciona a revalidação de certificados emitidos por instituições estrangeiras?

O certificado de Programa de Residência Médica iniciado a partir do ano de 2002 e de Área de Atuação a partir do ano de 2003 é expedido pela instituição tendo como base o registro em Sistema de Informação da CNRM – SisCNRM. O Certificado do programa concluído antes do ano de 2002 é expedido pela instituição e registrado pela CNRM. (Resolução CNRM nº 5/2003 de 23/12/2003). A Resolução CNRM nº 8, de 7 de julho de 2005, estabelece as normas para a revalidação dos certificados de conclusão de Programas de Residência estabelecimentos estrangeiros. FONTE: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FALE CONOSCO

Preencha o formulário abaixo e envie sua mensagem.